Além de todas as conexões com a Divina Comédia de Dante Alighieri, Resident Evil: Revelations tem várias outras referências, principalmente retiradas de lendas mitológicas. Já aviso que o texto pode ter alguns spoilers. Não me responsabilizo por o que vocês vão ler dessa linha pra frente, hein?
Nos nomes dos inimigos:
Ooze: É a palavra inglesa para lama, lodo, ou qualquer coisa que se acumule no fundo de mares ou oceanos. Nojento como os inimigos encontrados no Queen Zenobia.
Globster: Nome dado à uma estranha criatura encontrada na costa e uma ilha escocesa. O monstrengo tinha mais de três metros, e era coberto por uma espécie de gosma, areia e algas. O mesmo nome também é dado a uma criatura semelhante encontrada na costa da Tasmânia descrita como "sem olhos, sem cabeça ou ossos". É o nome perfeito para os bichos feiosos encontrados na costa da praia próxima a Terragrigia.
Fenrir: É o nome de um lobo da mitologia nórdica. É filho de Loki e uma giganta chamada Angroboda. O Fenrir é mantido preso até o dia do juízo final ou "Ragnarok" (não é o RPG com "Porings", por favor), quando é solto e devora o grande deus dos deuses, Odin. Tudo a ver com os lobos que Chris e Jessica enfrentam naquela caverna gélida.
Ghiozzo: Nome em italiano do peixe Gobius paganellus, que vive no Mar Mediterrâneo. É, antes de ser aquele bichinho cheio de dentes afiados, o Ghiozzo mesmo era um peixinho inocente.
Farfarello, Scarmiglione, Draghignazzo e Malacoda: São nomes de alguns dos 12 demônios que aparecem no "Inferno" da Divina Comédia de Dante Alighieri. Scarmiglione já esteve presente, inclusive, em jogos da série Final Fantasy e o Draghignazzo figurou entre os monstros da série Castlevania. Malacoda é o nome do líder dos 12 demônios, e também já fez parte do "elenco" de Castlevania. Tudo casca grossa como os nomes indicam. Dão trabalho no jogo.
E as rainhas, que dão nome aos três navios que encontramos no game:
Zenobia: Foi uma rainha que governou Palmira (atual cidade de Tamador, na Síria). Após a morte de seu marido, Zenobia tornou a cidade uma grande capital do Oriente Médio, mas fora afastada do trono pelo poder do Império Romano.
Dido: Nome de uma rainha africana que mandou matar o próprio marido, Sicheus, de quem cobiçava o poder e a riqueza. Dido rouba o marido e foge para outras terras, formando a sua própria cidade.
Semiramis: Nome de uma rainha de lendas gregas e persas que fundou os jardins suspensos da Babilônia.
Quer ver mais referências?
Nenhum comentário:
Postar um comentário