Atualmente as cGPUs maior potência são as Nvidia Tesla M2090 (0.665 TFlops em cálculos de precisão dupla) e AMD FirePro S9000 (0.806 TFlops nos cálculos de precisão dupla), mas a Nvidia pretende levar a coroa desse mercado com o sua ainda não lançada Tesla K20, que oferecerá 1,13 TFlops nos cálculos de precisão dupla.
Mesmo sem ter sido lançada, Tesla K20 não será a cGPU mais poderosa que oferecerá a Nvídia, porque hoje foi anunciada a nova Tesla K20X (também baseada no núcleo Kepler GK110), mas ao contrário da Tesla K20, contará com 14 SMX ativos, é dita com 2688 processadores de shaders (Tesla SMX K20 tem 13 SMX e 2496 processadores de shaders) e será equipado com 6GB de memória GDDR-5 ECC, essa configuração permitirá oferecer até 1,31 TFlops nos cálculos de precisão dupla.
A AMD Nvidia não pretende deixar que a Nvídia arrebate a coroa de desempenho, e também anuncia sua nova cGPU FirePro SM10000, ao qual terá um rendimento de 1,48 TFlops nos cálculos de precisão dupla, e estará equipada com 6GB de memória GDDR5 ECC.
Apesar de desconhecer as especificações deste novo produto, rumores anteriores sugerem que se pode tratar de uma solução dual-GPU baseada em duas GPUs AMD Tahiti LE (arquitura Graphics Core Next), mas nada está confirmado ainda sobre isso.
Ambos os novos produtos são destinados a tarefas de missão crítica, a virtualização de GPU, streaming, cálculos científicos, entre muitas outras tarefas de servidor e de supercomputadores. Nem Nvidia nem AMD revelaram a data de lançamento ou preço para esses novos produtos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário